Com a aprovação da Câmara de Vereadores um pavilhão do Parque Municipal de Eventos Atílio Chitolina será cedido para empresa que trabalha com fabricação de componentes para móveis.
Na sexta-feira, 3 de julho, a Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier realizou uma sessão extraordinária virtual para discutir o projeto de lei 12/2020 que cede em sistema de concessão de uso um pavilhão do Parque Municipal de Eventos Atílio Chitolina para a instalação da empresa Salka Móveis Eirele Indústria de Móveis Ltda, para o fim específico de implantação e instalação de filial da empresa, para a industrialização e comercialização de móveis, laminados e seus subprodutos para venda interna e externa.
O período de concessão de uso será pelo prazo de cinco anos, a contar da assinatura do termo de concessão, podendo ser prorrogado por igual período. A concessão não terá ônus. O concessionário fica responsável pela manutenção e conservação do bem, sendo que em caso de avarias pelo uso normal, deverá promover os respectivos reparos.
A empresa se compromete a manter mensalmente em seus quadros no mínimo 15 empregados, e no final de um ano da instalação no mínimo 30 funcionários, a empresa também deverá disponibilizar ao município o acesso irrestrito ao controle desta condição.
O projeto passou pelas comissões de Justiça e Redação, e Finanças e Orçamento obtendo parecer favorável em ambas.
A votação se deu por meio de WhatsApp, onde os vereadores se manifestavam a favor do projeto.
Importância de novas empresas
O presidente da Câmara de Vereadores Algemiro Pinheiro de Oliveira salienta a importância da instalação de novas empresas em Fontoura Xavier, salientando que nesses projetos o importante são os empregos e a geração de renda, sem olhar lado político. “Projetos como esse que geram emprego e renda para o município, devem ser apoiados, acredito que os vereadores devem ser parceiros. E os nossos vereadores têm entendido assim, mesmo os de oposição têm se mostrado favoráveis. E é assim que a oposição deve agir, apoiando quando é necessário, criticando quando acha que algo está errado, mas sempre apontando soluções”.
Pinheiro conta que conversou com representantes da empresa ainda em 2019 sobre uma possível instalação em Fontoura Xavier, mas que somente nesse ano o projeto foi encaminhado. “ No ano passado conversei com o gerente da empresa em São José do Herval, e falamos da possibilidade de incentivo para a instalação aqui. Agora há alguns meses o proprietário Tiago Coito Cavalheiro, que é fontourense me procurou e juntos fomos conversar com o prefeito que foi muito receptivo ao projeto e encaminhou para a Câmara de Vereadores aprovar”.
Incentivo às empresas
O prefeito José Flávio Godoy da Rosa destaca que a Administração Municipal sempre é parceira das empresas que queiram se instalar no município, mas também das locais que queiram ampliar seus negócios. “A vinda de empresas para Fontoura Xavier é muito importante, a administração é parceira, sempre que possível vamos incentivar. Mas é importante frisar que as empresas locais também podem ter incentivo”.
José Flávio comenta que no caso da Salka Móveis é uma satisfação para a administração contribuir para a instalação da empresa, uma vez que o proprietário é natural de Fontoura Xavier e está voltando para investir no município. “O Tiago é um fontourense que saiu daqui, empreendeu em Bento Gonçalves, tem uma filial em São José do Herval e agora vem para Fontoura Xavier, para nós da administração é uma satisfação ver um jovem empreendedor que está voltando para investir aqui”.